sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O QUE É SER PEDAGOGO ATUALMENTE? QUAIS AS SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO?

A questão: “O que é ser pedagogo?” sem dúvidas é algo importante para a compreensão da função do curso de Pedagogia e possibilita a percepção da identidade desse profissional. Para que possamos responder essa pergunta é de suma verificar o que seria essa identidade a qual nos referimos.


A identidade nada mais é que o conjunto de características que um indivíduo possui e que fará com que este será diferenciado dos outros. No caso de um curso é a própria estrutura e finalidade que dará essas características fundamentais para sua diferenciação em termos de formação.


Pegaremos então o que está escrito nas DCNs Pedagogia em seu artigo 2º:
“As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em curso de Educação Profissional na área de serviço apoio escolar, bem como em áreas nas quais sejam previstos os conhecimentos pedagógicos.”


Observando tal artigo chegamos à noção de que ser Pedagogo é ser um profissional que atuará em campos que exijam os conhecimentos pedagógicos, sejam eles espaços escolares ou não, visando o apoio e execução desses conhecimentos em diferentes atividades. O que difere a Pedagogia dos os outros cursos além da docência, temos a parte pedagógica como também forte aliado na compreensão dessa identidade, pois apesar das licenciaturas terem essa parte pedagógica, não tem essa relação frequente na formação.


“(...)o pedagogo é todo profissional que lida com a formação de sujeitos, seja em instituições de ensino, seja em outro lugar.” (LIBÂNEO, 2006, p.215)


Essa fala de Libâneo (2006) é bastante interessante nessa questão de definição de identidade, por que desconstrói a ideia do pedagogo somente como docente, mas sim como um profissional muito mais amplo em suas funções.


“A redução do trabalho pedagógico à docência não pode, portanto, constituir-se em algo imutável. Nem mesmo chega a ser uma questão de cunho epistemológico ou conceitual. As novas realidades estão exigindo um entendimento ampliado das práticas educativas e, por consequência, da pedagogia.” (LIBÂNEO E PIMENTA, 1999, p.250)


Através desse conceito de ampliação da visão da função do pedagogo, entende-se que há basicamente dois campos de atuação desse profissional: o pedagogo em espaços escolares e o pedagogo em espaço não escolares.

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/56537


Layla de Araujo Castro 14112080008
Isabele Machado das neves 14112080036

Um comentário:

  1. A educação acontece não só no espaço escolar, mas em todos os ambientes de interação social. Aprendemos e ensinamos a partir das relações humanas. São diversas as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços formais e não-formais de educação, pois o processo de ensino aprendizagem é estendido a diversos meios sociais como, hospitais, empresas, ONGs, igrejas...
    O pedagogo que deseja trabalhar em espaços não escolares deve ter uma formação globalizada, onde haja a interdisciplinaridade com variados contextos. Valorizando o desenvolvimento do ser humano. Esse profissional deve ser flexível e competente com os seus métodos de trabalho pela constante mudança que ocorre na sociedade e em seus espaços.

    Layla de Araujo Castro 14112080008
    Isabele Machado das neves 14112080036

    ResponderExcluir